A origem da tradição do poço dos desejos
builderall

Faça um pedido!

A origem do poço dos desejos



Jogar moedas em poços e fazer pedidos é uma tradição que existe há muito tempo em várias partes do mundo.


Roma

Alguns acreditam que essa prática teve origem na antiga Roma, onde as pessoas jogavam moedas decoradas com esculturas de deuses e deusas relacionados à água em fontes e lagos para honrar as divindades locais e pedir proteção e prosperidade.


Grécia

Na Grécia Antiga, também, era comum jogar moedas em fontes e nascentes para homenagear as divindades aquáticas e pedir bênçãos para a colheita ou para a saúde. Então é possível que os romanos tenham absorvido essa crença dos gregos.


Celtas

Já outros atribuem que a origem dessa prática esteja relacionada às crenças Celtas, nas quais a água era considerada um elemento sagrado e purificador.


Cultura Nórdica

Já alguns pesquisadores veem nos mitos nórdicos, especialmente na história do poço de Mímir, deus nórdico da sabedoria, a possível origem da tradição que foi difundida pelo mundo junto com a expansão nórdica.


Cristãos

A tradição de jogar moedas em fontes e fazer pedidos se adaptou e ganhou uma dimensão cristã. Na cultura cristã, essa tradição evoluiu para jogar moedas em poços e fontes sagradas como parte das peregrinações religiosas. Muitos santuários cristãos possuem poços ou fontes sagradas onde os fiéis jogam moedas e fazem pedidos como forma de buscar a proteção divina. Em alguns casos, fontes cristãs são associadas a santos ou milagres e jogar moedas nelas é uma forma de buscar a proteção divina ou fazer um pedido. Podemos encarar isso como um sincretismo de sobrevivência pelo qual o costume se adaptou para sobreviver ao tempo ou como um sincretismo de dominação em que a igreja católica ressignificou um costome de origem não católica como o fez em diversos outras tradições.


Crença Lúdica

Bom, independente se teve origem em uma única cultura ou se é um daqueles fatos que surgem em paralelo em tempo, locais e culturas diferentes do globo sem que estes tenham tido interação um com o outro, o fato é que até hoje encontramos essa tradição em várias culturas e regiões do mundo, contudo notamos um ar mais lúdico e de superstição inofensiva. Por isso, essa prática é comum em pontos turísticos e outras atrações, onde as pessoas jogam moedas em fontes ou poços como parte da diversão. Esse costume é recorrentemente reforçado e popularizado por filmes clássicos e atuais.


Embora a origem exata da tradição de jogar moedas em poços e fontes e fazer pedidos não seja conhecida com certeza, é certo que essa prática tem raízes profundas em muitas culturas e tradições ao redor do mundo. Seja como uma forma de honrar divindades, buscar proteção divina ou simplesmente como um gesto lúdico, essa tradição continua a ser praticada até hoje.


Independente da sua crença nós da Acqua Poços Artesianos Manaus desejamos profundamente que você tenha muita saúde e um Feliz Natal.